top of page

Descobrindo a causa dos desequilíbrios

Atualizado: 11 de out. de 2022


ree

A Olhodiagnose Integral, assim como a Iridologia, é uma ciência, uma arte e um método de avaliação natural não invasivo da saúde e das características biotipológicas de um indivíduo através da íris, da esclera e da pupila.

A Olhodiagnose é uma das melhores ferramentas de diagnose natural. Seu estudo é composto por três importantes ciências de diagnose: a Iridologia (o estudo da íris: parte colorida do olho), a Esclerologia (esclera: parte branca do olho) e a Pupilologia (pupila: orifício no centro da íris).

Além de ter baixo custo e não ser invasiva, sua ampla oferta de informações sobre a saúde integral faz com que esta ciência e arte sejam um excelente método de orientação para a sua promoção e manutenção, assim como para a prevenção de doenças. (GARCIA, André W., 2016)

Onde surgiu a Olhodiagnose?


A história da Olhodiagnose remonta o período do antigo Egito, China e a Grécia antiga, citando Hipócrates. Mas foi o médico húngaro Ignatz Von Peczely que dedicou a sua vida ao estudo da relação de sinais na íris com as queixas de seus pacientes e esboçou o primeiro mapa da topografia das áreas do corpo reflexas na íris. Dr. Peczely batizou este estudo de “Iridologia”, pois se concentrou em estudar os sinais na íris. Ele teve diversos seguidores e até hoje muitos estudiosos dedicam as suas vidas ao estudo da íris. A íris, apesar do seu tamanho, é originada a partir dos três folhetos embrionários, tendo em sua estrutura a mesma formação tecidual de todos os órgãos e partes do corpo humano. A borda da pupila, por sua vez, é a extensão da dura-máter, tendo assim o mesmo tecido do revestimento do cérebro e do sistema nervoso, apresentando ampla afinidade com o mesmo. A expressão “os olhos falam” é muito pertinente, pois eles indicam tanto questões emocionais quanto do corpo físico. Os olhos refletem a natureza integral do ser humano, suas características, seus desafios e suas virtudes para superá-los.

Tanto a Iridologia como a Olhodiagnose não fazem diagnóstico, sua ampla gama de informações sobre a biografia humana não permite limitar-se a nominar doenças. Mas sim, elas informam com muita propriedade, as características biotipológicas, tendências, pré-disposições e o estado funcional da saúde integral de alguém, sua ciência é embasada praticamente na probabilística.


A Iridologia ganhou destaque no Brasil a partir da década de 80 e é bastante usada em consultórios de diversos profissionais da saúde, inclusive médicos. Ao se aperfeiçoar sobre a Iridologia conhece-se um mundo novo, onde a visão deixa de ser a única atribuição dos olhos. A partir da Iridologia, a Pupilologia passa aos poucos a ser conhecida também. Mas pode-se dizer que a ciência recém chegada ao Brasil, que já conta com 44 anos de estudos, é a Esclerologia. Enquanto os sinais presentes na estrutura da íris são estáveis, representando a biografia do ser humano, a esclera é extremamente dinâmica e oferece uma infinidade de informações através dos seus diversos tipos de vasos e sinais que são altamente mutáveis. Esta estrutura do olho igualmente dispõe de um detalhado mapa da topografia reflexa do corpo humano, permitindo com que ela mostre o estado funcional atual de saúde integral do ser, ou seja, tanto orgânico como psicoenergético. A união dos conhecimentos em diagnose destas três estruturas permite observar as tendências e graus de pré-disposições na íris, e confirmar na esclera o que de fato pode (ou não) estar em desenvolvimento.


E o que é Olhodiagnose Integral?


A Olhodiagnose Integral® é um novo conceito em diagnose através dos olhos. É uma nova abordagem da Olhodiagnose, fundamentada na união dessas três importantes ciências de diagnose natural e preventiva. O seu método une os conhecimentos em diagnose a partir de diferentes estruturas do olho, com base nos principais pesquisadores da área no mundo somados aos preceitos das medicinas tradicionais milenares e estudiosos modernos que contribuem no enriquecimento da união desses saberes.

Assim como em pesquisas próprias apresentadas e reconhecidas em congressos internacionais de Iridologia e saúde integrativa no Brasil e no exterior. Tem como premissa a percepção integral do ser humano como um ser UNO e indivisível, na sua prática de análise, interpretada de uma forma unificada e concisa, respeitando a natureza humana em que tudo está interconectado. Observa assim, as suas facetas de uma forma integral, desde o contexto físico, mental, emocional e energético.

Seus estudos abrangem também conceitos da genética e da epi-genética incluindo a relação do ser humano com o meio. A Olhodiagnose Integral oferece uma perspectiva voltada à salutogênese, onde os sinais na pupila, na íris e na esclera não revelam somente tendências a adoecer e seus desafios, mas também as virtudes para preveni-los ou superá-los. (GARCIA, André W., 2016)


 
 
 

Comentários


bottom of page